PRÁTICAS ALTERNATIVAS

Além das práticas de atividade física que estamos acostumados a ver e praticar, existem atividades que conhecemos ou ouvimos falar, mas que não são praticadas por grande parcela da população. Tais atividades podem ser consideradas alternativas, pois tanto quanto as outras, nos trazem bem estar, melhorando nossa qualidade de vida.
Esta página mostrará algumas dessas práticas.
As práticas corporais alternativas têm origens diferentes, em especial o Oriente próximo e distante: Índia, China e Japão são alguns dos países que desenvolveram essas técnicas que alguns utilizam hoje. Todas as práticas corporais alternativas apresentam um ponto em comum: o controle da respiração.
  • A Ioga
A palavra ioga tem diversos significados, como "controlar" ou "unir". Algumas das traduções também incluem os significados de "juntando", "unindo", "união", "conjunção" e "meios". Fora da Índia, o termo ioga costuma ser associado tipicamente como uma forma de exercício.
                                     

A ioga utiliza  exercícios de respiração, aliados à postura corporal que favorecem uma maior concentração mental facilitando a  meditação. Ao praticá-la aprendemos a lidar também com nossas emoções adquirindo  autocontrole o que ajuda dentre outras coisas no combate à depressão e ansiedade.
 
 No seu país de origem, a Índia, ela está associada ao Budismo e ao Hinduísmo; tendo, assim, um caráter espiritual também.




6 comentários:

  1. o que a ioga tem a ver com ed.fisica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elismael. A Educação Física é muito abrangente, ela não se limita à escola e academias. A princípio tudo que está relacionado ao movimento físico está relacionado à Educação Física. A Ioga, apesar de não ser muito usual, também se inclui, mas como uma prática alternativa.

      Excluir
  2. o yoga e bom para as costas e se alimentar bem ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os exercícios de ioga também trabalham os músculos, permitindo que tenhamos uma postura corporal correta. A alimentação sempre será um aspecto fundamental e, sendo bem feita, no sentido nutricional, só temos a ganhar.

      Excluir
  3. Quais são as vantagens de fazer yoga ?

    Alunas: Elaine, Emely Rit@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine e Emely. As vantagens são inumeras entre elas podemos citar o autocontrole que permite que tenhamos uma postura mais calma e que ajuda no combate ao estresse e de certas doenças de fundo emocional. Por utilizar diversos exercícios posturais ela também trabalha o nosso corpo.

      Excluir