terça-feira, 28 de agosto de 2012

Qual é melhor?

Já conhecemos as atividades aeróbicas e as anaeróbicas, mas qual delas é melhor fazer?
Os primeiros homens da nossa espécie caçavam, corriam atrás das presas, fugiam dos predadores, subiam nas árvores para se protegerem, carregavam as suas presas nas costas, etc.http://www.modaparahomens.com.br/wp-content/uploads/2010/03/homem_das_cavernas_cueca.jpg 
Com isso, se fortaleciam e desenvolviam naturalmente o seu físico, que se tornava forte e resistente. Com o passar dos tempos, o homem foi desenvolvendo sua inteligência e aprendendo a facilitar as coisas para a sua comodidade.

       https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgg4tSyF9GZfeyJ65DK0uBvt2LVBTpEQqOb5Esy8vE_4T5iZ3hL0p0sGxdstCgyUibPVe8H6c8TN74bVSO4qccDWlNO3DFBsMFLxs5rrTXg9z1TCqThQPVco5UxaqIC6pR8v4YfkOo9Q_To/s1600/homem_das_cavernas.jpg

 http://www.novomilenio.inf.br/ano03/0308d001g.jpg
Aprendeu a plantar, criar animais para seu consumo próprio, domesticar animais para ajudar na sua locomoção e o resultado é que o seu esforço físico diminuiu muito. Como plantava, não precisava caminhar longas distâncias à procura de frutas e legumes. Como criava, não precisava fazer grandes caçadas e desperdiçar energia. No início, o homem tinha que estocar energia nos tempos bons para, nos tempos de vacas magras, poder resistir e sobreviver. Essa energia era estocada no corpo humano em forma de gordura, o que ocorre até hoje. Como a época das grandes dificuldades acabou, a energia acumulada (gordura) tornou-se um grande problema para a saúde, pois gordura em excesso entope as artérias, afetando o coração, entre outros problemas. Então, qual a solução? A solução é imitarmos as atividades de nossos antepassados e, assim, gastar energia e diminuir o nosso estoque de gordura.
As principais atividades para diminuir os depósitos de gordura são as aeróbicas, que vocês já conhecem, tipo: 
                                        
correr, pedalar, nadar longas distâncias, etc. Elas nos dão resistência e fôlego para nossas atividades repetitivas. Mas, no nosso dia-a-dia, às vezes precisamos também empurrar, carregar ou mesmo levantar um objeto pesado. E aí? Aí entram as atividades anaeróbicas, como a musculação, por exemplo, que desenvolve os músculos e nos dá força.
                                                

Sabendo disso, vemos que todos os dois tipos de atividades são importantes, devendo ser feitas ambas as duas, sempre diversificando as atividades, como fazemos em nossas aulas de educação física; suprindo, assim, nossas necessidades fìsicas. Mas, será que só esses dois tipos são importantes? Será que existem outras coisas a serem feitas? O que vocês acham? 
Participem, perguntem, emitam suas opiniões, estou esperando. 
Prof. Eduardo.




2 comentários:

  1. muita atividade fisica é prejudicial a saúde?????





    thx

    ResponderExcluir
  2. Tudo em excesso é prejudicial. Nosso corpo não é uma máquina e temos que respeitar os seus limites. Exercícios em excesso em vez de nos dar saúde e bem estar nos trará justamente o resultado contrário.

    ResponderExcluir