sábado, 25 de agosto de 2012

Atividade anaeróbica

A atividade anaeróbica ou exercício anaeróbio consiste naquelas atividades feitas num curto periodo de tempo e com alta intensidade. Os exercícios de musculação nas academias são um exemplo. São exercicios feitos com sobrecargas (pesos), poucas repetições e com intervalos de descanço entre elas. Outro exemplo são as corridas de 100 metros rasos, no atletismo, em que os atletas dão o seu máximo em um curto período de tempo. As atividades anaeróbicas também são importantes, pois desenvolvem a musculatura, deixando-a maior e mais forte.          
                      

Hoje em dia as academias de musculação são muito procuradas pelos jovens que desejam ficar fortes e musculosos. Na ânsia de conseguir resultados rápidos, muitos recorrem às chamadas "bombas", drogas ílícitas que aceleram o desenvolvimento, mas que trazem efeitos colaterais que destroem nossa saúde. Apesar da estética desejada ser alcançada rapidamente, doenças podem aparecer a médio ou longo prazos. Uma atividade bem orientada e  uma alimentação balanceada, contemplando os diversos grupos alimentares, podem dar os mesmos resultados com segurança, apesar de demorarem um pouco mais para aparecerem  e, o mais importante, trazendo saúde e nos dando qualidade de vida.







                                       
Não existe  idade ideal para começarmos a nos exercitar. Mas, no caso de um trabalho com sobrecargas,  a idade de 14 anos é uma boa fase, segundo alguns especialistas. Lembrando de que a orientação de um especialista é muito importante e deve ser sempre seguida. Uma atividade com sobrecarga, sendo bem orientada e bem executada, também não vai interferir no crescimento dos jovens, e nem fazer mal para quem tem mais idade. Pelo contrário, ajuda até a fixar o cálcio nos ossos, prevenindo a osteoporose. Assim, podemos dizer que, na juventude, na idade adulta e mesmo na terceira idade, o trabalho com sobrecargas pode ser feito, trazendo benefícios para nossa saúde e bem estar.



                              





2 comentários:

  1. atividade fisica com sobrecargas pode ser prejudicial a saúde ou em excesso?

    victor gabriel


    ResponderExcluir
  2. A atividade com sobrecarga é excelente para deixar a musculatura e os ossos fortes, mas sempre feita sob orientação de um profissional. Saber dosar é a palavra chave. Em excesso em vez de ajudar só vai prejudicar.

    ResponderExcluir