segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Atividade aeróbica

Para termos uma melhor qualidade de vida devemos ter alguns cuidados com a nossa saúde. Alimentação equilibrada, exercícios regulares, lazer, entre outros, devem fazer parte de nossas vidas. Existem vários tipos de atividades físicas e eles são divididas entre aeróbicas e anaeróbicas. Hoje vamos conhecer uma delas, a atividade aeróbica.

O que é atividade aeróbica?
Atividade aeróbica ou treinamento aeróbio nada mais é do que um trabalho em que se utiliza oxigênio para ajudar a queimar energia. É um trabalho de longa duração e baixa intensidade. Ele ajuda a melhorar o nosso condicionamento físico e contribui também para o nosso emagrecimento, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e distúrbios causados pelo estresse.
                                     
 Para realizar alguma atividade aeróbica, basta você caminhar, correr, nadar ou pedalar.
                                   
Quando você está realizando uma atividade aeróbica, sua freqüência cardíaca (os batimentos do nosso coração durante um minuto) e o consumo de oxigênio pelo corpo são elevados, fazendo com que você passe a gastar mais energia durante a atividade. 

                                     
Quanto melhor a sua capacidade aeróbia, maior será o gasto de energia. Para a gente emagrecer e para melhorar a nossa capacidade aeróbia, é necessário que se trabalhe numa determinada zona alvo, que vai de acordo com a nossa freqüência cardíaca máxima. A freqüência cardíaca máxima é encontrada pela equação F.C.M. = 220 – idade.
Vamos fazer um pequeno cálculo?
Suponhamos que eu tenha 13 anos, 220 menos 13 dá 207. Esses 207 serão minha frequência cardíaca máxima.
Agora que eu sei minha F.C.M vamos calcular qual é a minha zona alvo. Com a ajuda de uma calculadora, para facilitar, pegamos 207 e multiplicamos por 70%, assim acharemos 144, que é a minha zona alvo para trabalhar a atividade e ter melhores resultados.
Devemos notar que, diferente da tabela do índice de massa corporal infantil, a F.C.M. não é diferente de acordo com o sexo.
Então, agora que você já sabe o que é atividade aeróbica, poderia dar exemplos de outras atividades físicas que se encaixam nessa definição?
Alguma dúvida?
Participe, você pode fazer uma pergunta no blog.

10 comentários:

  1. a atividade fisica é mto importante para a nossa saude pois se a praticarmos viveremos +

    ResponderExcluir
  2. quanto tempo de atividade fisica devemos fazer por dia?
    alisson e gustavo 8 D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo. Se for a atividade aeróbica poderemos fazer 3 vezes por semana, com no mínimo 30 min de duração cada sessão, que teremos bons resultados, sendo que pessoas já adiantadas podem fazer mais dias com maior tempo de duração. Prof. Eduardo.

      Excluir
  3. nos precisamosos de atividade fisica ela e escensial para nosso fisico.

    ResponderExcluir
  4. aos 14 anos d idade,é apropriado fazer academia,ou pode causar algum problema no crescimento??


    ps:maria aline e anny beatriz(alunas do 8 ano"D")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Aline e Anny Beatriz. Pelo que entendi vocês estão se referindo à musculaçao não é? Olha, alguns especialistas dizem que não existe idade especifica para começar, já outros falam em 14 anos a idade ideal. No caso de dúvidas é melhor começar a partir dos 14 anos e não correr riscos. Lembrando que devemos sempre ter orientações de profissionais do ramo e seguirmos as suas orientações para não cometermos excessos e corrermos o risco de ter lesões. Quanto ao crescimento não há problemas, desde que feito corretamente. Prof. Eduardo.

      Excluir
  5. a atividade aeróbica serve só para os cheinhos ou para os magros tbm???




    ass:Iasmin Linconl e Emilly Caroline(Alunas do 8 ano "D")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iasmin e Emilly. Ela é benéfica para todos. Os "cheinhos", além de terem a vantagem de perder peso, juntamente com os magros usufruem dos benefícios para o coração, respiração e circulação sanguínea.

      Excluir
  6. os magrinhos e os cheinhos podem começar e terminar ao mesmo tempo a atividade aeróbica!!! ou cada um deles tem o seu tempo ???

    ass:Iasmin Linconl e Emilly Caroline..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo vai depender de em que estágio se encontra a pessoa. Um "cheinho" que já pratica há mais tempo a atividade aeróbica pode muito bem demorar mais tempo em relação a um "magrinho" iniciante.

      Excluir